A Internet, estraga os negócios?

  1. Internet marketing

A Internet veio estragar o seu negócio?

As 7 razões pelas quais deve adaptar o seu negócio aos novos tempos!

Muitas vezes, empresários, dizem que a Internet está a acabar com o seu negócio, por isto e por aquilo! Será?

Bem, esta frase, sugere-me o seguinte pensamento, o que pensaram os senhores que produziam carros de vacas, dos constructores de tractores? O que pensaram os produtores de cassetes e discos de vinyl, dos CDs e estes dos leitores de mp3? O que pensarão os vendedores de lenha, dos fogões eléctricos, a gás, etc, etc,etc?

Pois é! Estamos em constante mudança, e nada, mas mesmo nada, a pode deter, nem a sua resistência a ela, ou o inconveniente que esta lhe pode causar!

Honestamente, depois da roda, a Internet, pode ser a melhor coisa que aconteceu à sua empresa! Quer saber porquê?Permite-lhe divulgar mais e melhor o seu negócio. Com tantos meios digitais na Internet, que, podem também, ser usados como ferramenta de divulgação de empresas, marcas, produtos e serviços, pense só na quantidade de redes sociais, e quantos utilizadores tem cada uma, e já pode ver o potencial de amplificação do seu negócio.

  1. Permite-lhe interagir mais com os seus clientes. Já pensou que pode estar “ligado” aos seus clientes 24 horas por dia, 365 dias por ano? Consegue fazer isto noutro meio qualquer? Duvido! Se tiver uma presença constante, aberta e disponível, que permita gerar interacção com os seus clientes e potenciais clientes online, garanto-lhe que vai receber os frutos dessa sementeira, já na próxima colheita. Pode esclarecer dúvidas na hora, resolver problemas, apresentar o novo produto, pedir opiniões, e tudo isto, num ambiente que lhes é familiar, acessível e fácil de trabalhar! Decorrente disto, vai conhecer melhor os seus clientes, as suas necessidades, as suas “dores”, o seu comportamento, e com isso, melhorar a sua relação com eles, e proporcionar-lhes melhores bens ou serviços.
  2. É uma excelente ferramenta de monitorização da sua marca. Sabe o que andam a dizer da sua marca? existem diversas ferramentas que, lhe permitem saber o que andam a dizer sobre si, e assim, melhor perceber como é que é percebido aquilo que anda a fazer. Por outro lado, pode, num curto espaço de tempo, reagir a um comentário negativo, e assim, minorar os possíveis efeitos que possa trazer.
  3. Permite-lhe medir! Tem ideia de quantos clientes teve graças aquele anúncio que colocou no jornal local? E pelo anúncio que tocava na rádio, bem na hora dos discos pedidos? E aquele outdoor gigante, bem à entrada da autoestrada com a menina loirinha de olhos azuis a segurar gatinhos, que lhe custou uma pipa de massa, e nem sequer sabe muito bem quem viu, ou deixou de ver? Pois é, a Internet, permite-lhe estes dois mundos, segmentar, e em grande medida, perceber a dimensão e valor de cada segmento, assim como, apurar custos e resultados de quase tudo o que faz. Com os discos pedidos, não consegue, pois não?
  4. Pode testar. Falei há pouco no outdoor caríssimo, não falei? Imagine que, ao fim de uma semana, a campanha que está a publicitar não está a funcionar, por quanto lhe ficaria “reformular”? Por outra pipa de massa, certo? Online, além de poder medir com muita maior precisão, as correcções, são muito mais simples, ágeis e baratas.
  5. Consegue “vigiar” melhor a concorrência! Confesse, vá lá. Uma das suas maiores preocupações, é a sua concorrência. O que andam a vender, por qual preço, onde, quem são os clientes, pontos fortes, pontos fracos, etc, etc. Com a Internet, pode fazer uma melhor monitorização de toda a sua concorrência. Desde Website, presenças sociais, preços, e um sem fim de coisas, para falar só nas mais comuns.
  6. Pode procurar novos fornecedores e ou clientes. O mundo, está cada vez mais pequeno. O seu fornecedor de matéria prima, anda a vender cada vez mais caro, atrasa-se nas entregas, já não garante a qualidade que necessita? Procure novos na Internet. O Google está aí, e digitando meia dúzia de palavras chave, encontra um sem fim deles, prontinhos e cheios de vontade de trabalhar consigo! Com os clientes, acontece o mesmo, procure novos mercados, veja quem no mundo, anda a comprar precisamente aquilo que vende, e como lá chegar. Existem imensas ferramentas que lhe permitem isso.
  7. Antecipar necessidades ou tendências. Coma quantidade de informação que é todos os dias debitada na Rede, porque não, investir, e repare que disse investir e não perder, umas horas por semana a tentar prever o que se vai passar a seguir no seu mercado? Ausculte fóruns, blogs de influenciadores da sua área de negócio, redes sociais, etc. Acredite que é uma boa forma de ficar à frente dos seus concorrentes, e proporcionar aos seus clientes aquele “algo mais”, pelo qual, estão dispostos a pagar “bastante mais”, porque mais ninguém tem.

Resumindo, a Internet, nunca veio para lhe estragar o negócio, veio sim, e muito, alterar a forma como se relaciona com os seus clientes, fornecedores e concorrentes. Saiba tirar partido das vantagens da Internet, na captação e manutenção de clientes, acredite, a rede tem todas as condições para ser um excelente parceiro do seu negócio!

E na sua empresa, como utiliza a Internet para potenciar o seu negócio?

 

Posted in: